27 Aug francesinhas grandes Porto 10
Onde comer Francesinha no Porto? 12 das melhores francesinhas do Porto
Content
Foi aqui que Daniel David da Silva, um emigrante regressado da França, inventou a francesinha. Após três anos encerrado, o restaurante reabriu em 2021, ainda na rua do Bonjardim, mas agora na porta 83. A receita original da francesinha, com o molho secreto e a perna de porco assada, mantém-se até hoje.
Se adora francesinha, fique de olho nas provas e festivais de francesinha no Porto. Nessas ocasiões, você pode provar muitas versões diferentes deste prato. É a chance perfeita para descobrir e se deliciar com as várias receitas. Se quer saber todos os melhores lugares pra comer francesinha, nós fizemos um ranking, clique aqui pra ver. Se procura um local com ambiente intimista e com uma francesinha diferente, a Yuko Tavern é o espaço para si.
- Uma vez que Daniel David Silva emigrou para França e estava familiarizado com este prato francês, esta teoria tem bastante credibilidade.
- Há ainda a opção com bife de frango, com camarões e com bife picado em pão bijou.
- O restaurante tem um decoração muito característica de taberna e tasca, parece uma casa agrária antiga o que lhe dá um ambiente rústico.
- Agora, além de vir com o molho ainda peço “mais molho” algumas vezes.
- Parte do segredo deste molho é o chiripiti, uma bebida alcoólica bem conhecida dos clientes, uma vez que também é servida no final da refeição.
É uma cervejaria muito grande e com ambiente descontraído. Há opção de Francesinha vegetaria e o restaurante tem outros pratos, para quem não quiser comer francesinha. Note que há vários restaurantes Cervejaria Brasão no Porto. O que gostamos muito, é nos Aliados perto da câmara do Porto. As outras localizações são no Coliseu, Foz, Salgueiros, Antas e Leça. Mas escolher o sítio onde comer francesinha no Porto não é tarefa fácil, pois existem centenas de lugares onde comer francesinha.
O primeiro restaurante no Porto a servir francesinha francesinha autêntica Porto chamava-se “A Regaleira”, que ainda existe. No entanto, a gerência mudou e a sua Francesinha atualmente não é especialmente prestigiada. A Francesinha continua a ser um dos pratos mais icónicos da culinária portuguesa e é facilmente encontrada em diversos estabelecimentos em todo o país.
The best restaurants to ‘devour’ francesinhas in Porto
Sabia que este restaurante tem um desafio à tua espera? No Verso em Pedra, na zona de Miragaia, há uma “mega francesinha” de 5,2 kg. Quem vencer tem direito a um prémio monetário por parte do restaurante. Seja como for, “A Melhor Francesinha do Mundo” é uma marca registada do Lado B Café. Foi criada em 2013 para “promover um produto que é um dos símbolos mais marcantes da cidade”, lê-se no site do restaurante.
O aspeto é tradicional, embora o ambiente seja acolhedor e informal. Infelizmente, muitos outros bons locais para comer francesinha no Porto ficaram de fora, mas não conseguimos incluir todos no nosso top. Se quiseres continuar a conhecer mais sobre comida tipica do Porto e Norte de Portugal, lê o nosso artigo sobre este tema aqui.
Onde posso comer as melhores francesinhas no Porto?
É amplamente aceite que o mérito da sua criação é atribuído a Daniel David Silva, que, após emigrar para França, trabalhou num restaurante na Rua do Bonjardim no Porto, chamado “Regaleira”. Se é a tua primeira vez a provar uma, aproveita também para conhecer um pouco mais sobre a história do prato mais famoso da cidade e o que deves saber antes de comer uma. Em resumo a francesinha é boa, especialmente para quem gosta sabores fortes. Se não gosta tanto de sabor forte com um travo a álcool talvez esta francesinha não seja para si. Escusado será dizer que este restaurante é movimentado.
O molho tem um sabor forte e picante, com um travo forte de bebidas alcoólicas – segundo dizem leva vários tipos de bebidas alcoólicas. A Francesinha à moda do Porto é um prato icônico da gastronomia portuguesa, particularmente amado na cidade do Porto por ser uma refeição rica, saborosa e bastante reconfortante. Tem outros tipos de francesinha como a original de carne assada e vegetariana. A francesinha vegetariana é boa mas nada de extraordinário, a francesinha vegan da Casanova é melhor.
Capa Negra
É bem avantajada, feita em pão rústico, com bife de alcatra, e aos enchidos tradicionais (do Leandro) acrescentam bacon. Vem coberta com um molho igualmente guloso e uma dose generosa de batata caseira a acompanhar. E se de um lado temos os eternos puritanos, defensores da francesinha original, há também muitos outros fãs sedentos de inovação. Desta feita, fica difícil, muito difícil eleger a melhor francesinha da cidade.
O restaurante é famoso pelo seu molho, mas também pelo espaço amplo e acolhedor. O restaurante A Regaleira abriu as portas pela primeira vez na década de 30. Contudo, segundo reza a lenda, foi aqui que, a partir de 1952, se começou a servir francesinhas no Porto. Situado em frente ao Coliseu do Porto, o espaço distingue-se não só pela comida, mas também pela arquitetura moderna e ligada ao mundo da música.